Filé a Parmegiana que gosto



Estava visitando o Technicollor Kitchen e vi a receita(foto acima) que acompanha o filé que fiz ontem. Que delícia de massa. Super simples e com aquele aroma maravilhoso da sálvia, que adoro. O visual da foto eu devo reconhecer que não está um espetáculo, mas por um momento me senti naquelas cantinas italianas. O melhor mesmo foi que usei a minha, que cultivo na minha varanda! Muito legal.
O filé a parmegiana é uma referência à receita italiana que leva o famoso parmiggiano-reggiano, produzido na região da Emilia Romana. Essa receita, que tem outras referências à culinária italiana, com certeza sofreu milhões de alterações ao longo dos tempos, e por isso, a que eu faço, não pode ser considerada a original. Também não quero ser super fiel a nada, apenas à teoria do gostoso(leia aqui).

*Para os dietéticos de plantão aconselho não fazer à milanesa. Apenas faça-o no azeite ou em um pouco de manteiga.
*Já vi lugares que servem no lugar do molho de tomates um molho branco. O que tenho a dizer é que tem gente que inventa demais sem necessidade. E além disso, se for assim, não é filé a parmegiana.
*Alterei um pouquinho a receita do Espaguete. Não tinha manteiga em casa e usei o azeite. O resto está igual ao que está no blog.





Filé a Parmegiana

400g de filé mignon
3 dentes de alho amassados
sal de ervas
3 xícaras de farinha de rosca
2 ovos pequenos levemente batidos
Orégano a gosto
Pimenta moída na hora
100g de queijo mussarela
1 lata de tomates pelados
1/2 cebola picada
Óleo de girassol para fritar
Azeite
Queijo parmesão ralado na hora

Pré-aqueça o forno a 250°C.
Pique grosseiramente os tomates pelados e tempere com orégano, azeite e uma pitada de sal de ervas. Em uma panela refogue a cebola levemente em azeite e acrescente os tomates. Deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Se achar que está secando muito pode acrescentar um pouco de caldo de legumes. O molho deve ficar consistente, sem muito líquido.
Abra o filé em seu comprimento - lado contrário do que seria se fosse cortar em medalhões - e divida em dois pedaços de 200g. Tempere com o sal, pimenta e alho e deixe descansando por 10 minutos. Bata os ovos levemente com um fio de azeite, sal e orégano. Empane os filés em ovo e farinha de rosca e frite em óleo quente até que fiquem dourados.
Em um refratário coloque um pouco do molho no fundo e disponha os filés. Coloque o restante do molho e o queijo mussarela. Leve ao forno até que o queijo se derreta bem. Ao servir coloque um pouco do queijo ralado por cima. Pode servir com espaguete com ervas ou alho e óleo e ainda com arroz branco.

Comentários

  1. Que bom que gostou da massa com sálvia! Também usei a da minha varanda, melhor ainda, não?

    ResponderExcluir
  2. Um clássico que sempre faz sucesso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nunca como massa com salvia mas ainda vou experimentar. Eu tb sou fanzoca de file a parmegiana.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Temos um restaurante no Japao, a especialidade e a culinaria brasileira e portuguesa, e um dos pratos mais pedidos e o bife a parmegiana, adorei a dica da massa!
    Faremos e postaremos no nosso site: www.pontodeescape.com
    Abracos!

    ResponderExcluir
  5. Temos um restaurante no Japao, a especialidade e a culinaria brasileira e portuguesa, e um dos pratos mais pedidos e o bife a parmegiana, adorei a dica da massa!
    Faremos e postaremos no nosso site: www.pontodeescape.com
    Abracos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!