Risoto de Peperoni e Cream Cheese


Ah, o pepperoni... Normalmente a gente o vê marcando presença nas pizzas, mas aqui ele dá o ar da graça nesse risoto delicioso e de sabor marcante que fiz meio sem querer.
Tinha comprado um filé e estava com vontade de fazer do jeito mais basicão possível e fiquei o dia todo pensando o que o acompanharia melhor. Surgiram várias idéias que sempre caíam por terra quando percebia que faltava algum ingrediente. Foi quando garimpando a geladeira vi os pepperoni vermelhos e cheirosos pedindo para serem saboreados.
Acredito que a comida boa não precisa ser elaborada muito menos inventiva ao máximo para ser saborosa. Gosto da simplicidade e da qualidade. Adoro comer em casa com sabor de restaurante - do bom, é claro - e para tanto não é preciso muito esforço.

*Atenção: o cream cheese que é acrescentado nessa receita é apenas com o objetivo de suavizar o sabor. A cremosidade de um bom risoto vem somente do amido que arroz possui.*
*Penso que para acompanhar esse risoto - quando você quiser acompanhá-lo - a carne vermelha seja o ideal. Não vejo o frango, muito menos um peixe se dando bem com ele.
*Muito cuidado na hora de substituir o cream cheese. Na verdade, não acho que possa ser substituído porque um queijo cremoso como ele e de sabor suave como o dele eu não conheço.
*Para saber mais sobre o pepperoni clique aqui.
*O tempo de cozimento do arroz varia de marca para marca. Fique atento às recomendações da embalagem.
*Ao final da receita misture manjericão fresco rasgadinho na hora de servir. Seu frescor é uma delícia. No meu eu coloquei como enfeite do prato e cada um misturou o seu da forma que quis.
*A receita é para duas pessoas. Note que são 100g de arroz por pessoa para uma porção com carne. Se for só o risoto pode acrescentar mais 50g por pessoa.

Risoto de Pepperoni e Cream Cheese


200g de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
80g de pepperoni picado
2 colheres de sopa de cream cheese
1 taça de vinho branco seco
1,5l de caldo de legumes sem sal fervente
Azeite
50g de queijo parmesão ralado
10g de manteiga sem sal

Refogue a cebola com o alho e o pepperoni em um pouco de azeite. Coloque o arroz e refogue até que os grãos comecem a ficar transparentes. Coloque o vinho e deixe os grãos soltarem seu amido. Quando o cheiro do álcool do vinho sumir acrescente caldo continuando a mexer. Na metade do tempo de cozimento coloque o cream cheese e continue acrescentando o caldo até o final do processo. Desligue o fogo e coloque o queijo e a manteiga. Mexa bem para que fique homogêneo e tampe a panela. Deixe descansar por 3 minutos e sirva.

Comentários

  1. Perfeito, acabei de fazer e está aprovadíssimo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!!! Acabei de fazer, testado e aprovado....Muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!