Molho gostoso e Batata do Elvis


Já falei por aqui que adoro o Jamie Oliver. Gosto muito de tudo que ele faz, tenho quase todos os livros e sempre me inspiro em suas receitas para criar as minhas. Um dia desses ele estava fazendo a comida preferida do Elvis (Hamburguer e Batata Frita) e ensinou a fazer essas batatas. Por isso as chamos de batata do Elvis. Para mim, sempre que faço, me mata a vontade de comer batata frita sem ter que deixar a casa cheirando a óleo. E eu ainda tempero com uma pimentinha moída na hora pra dar aquele 'tchan'.


Já o molhinho foi mais uma mistura de coisas que achei na geladeira do que um pensamento elaborado e embasado em técnicas culinárias. Só achei que merecia espaço aqui porque ficou realmente uma delícia.

Vamos às considerações iniciais:

*Para a batata não há necessidade de nenhuma qualidade especial dela e você pode fazer até com casca se quiser. Só não esqueça de lavar bem.
*O corte também não tem nenhum mistério. Como aqui a idéia é a de batata frita, elas estão em palitinhos. Pode ser em rodelas grossas ou bem fininhas. A diferença é que se for em fatias fininhas você vai ter que fritar, não tem jeito.
*Os cogumelos que usei foram aqueles tipo champignon, mas tenho certeza absoluta de que se o Paris for usado vai ficar perfeito.
*Creme de leite fresco aguenta mais a temperatura alta da panela. O de caixinha (uht) também. Só o de lata que não deve ser usado, porque ele pode separar a sua gordura e o resultado não é legal.
*Como sempre, eu usei coentro, mas antes de acrescentá-lo eu separei um pouquinho e coloquei tomilho fresco para ver como ficava. Ficou muito bom.
*Com o peito de frango ficou ótimo, mas acredito que se usar carne vermelha também vai ficar.


Frango ao molho de champignon e Batata do Elvis

2 filés de peito de frango
50g de champignons fatiados
1/2 caixinha de creme de leite
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
1/2 taça de vinho branco seco
1/2 xícara de coentro picado
2 batatas médias cortada em palito
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Pré-aqueça o forno a 250°C. Em uma panela com água coloque as batatas. Não coloque sal. Quando começar a ferver conte 10 minutos e escorra. Pegue um tabuleiro e coloque um pouco de azeite no fundo e na chama do fogão aqueça-o bem até que comece a sair fumaça. Nesse momento coloque as batatas escorridas e mexa bem. Pode ser que entorte um pouco, mas não se preocupe. Tempere com um pouco de sal e regue mais azeite por cima. Leve ao forno por 25 minutos ou até que estejam douradas.
Em uma frigideira doure os filés. Tempere-os com sal e pimenta. Retire da frigideira e reserve em algum lugar que os mantenha quentes. Coloque um pouco de azeite e doure levemente a cebola e o alho. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Coloque o vinho e deixe evaporar. Se desejar, pode acrescentar um pouco de água ou caldo de legunmes para fazer mais caldo. Coloque os cogumelos e deixe reduzir um pouco. Coloque o creme de leite e deixe ferver até que engrosse. Acrescente o coentro e sirva por cima dos filés.

Comentários

  1. Gostei especialmente das batatas do Elvis, sem fritadeira!
    Vou já corrigir o endereço do blog.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Clarissa
    O Jamie é bastante popular por estas bandas, não vivesse eu por terras dele.
    Vou ficar com as batatinhas do Elvis para exprimentar.
    Até á próxima x

    ResponderExcluir
  3. maravilha adoro batatinhas,jinhosssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog!! Beijos, Lara

    ResponderExcluir
  5. Que delicia, adoro molho de champignons (cogumelos) é bem gostoso. brigada por partilhares. jinhos

    ResponderExcluir
  6. Gostei de sua receita, vou experimentar.
    Edilia

    ResponderExcluir
  7. Oi Clarissa, estou passando aqui só pra convidar você para participar do desafio de aniversário do meu blog. Espero uma receita sua, ok?

    http://receitapassoapasso.blogspot.com/2009/02/desafio-de-aniversario.html

    Bjs.
    BETO

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é ótimo... Uma receita melhor que outra... Certamente voltarei mais vezes... pois já estou te seguindo... e o que é bom e bonito é pra ser seguido!

    boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não entendi porque do Elvis, mas entendi que é uma refeição saborosa e super deliciosa já tenho feito semelhante, mas olha que cremosa esta ..yum :) xx

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!