Feijão Preto



Pense rápido: Quando você vê feijão pensa em que comida? Feijoada, certo? A partir de agora você vai ver como feijão preto não é só para feijoada.

Eu amo feijão. Seja ele qual for. Vermelho, Fradinho, mulatinho(ou carioca), branco... Feijão preto é o meu preferido. Vou te dar duas sugestões que só não são mais rápidas de fazer porque o feijão demora um pouco para cozinhar. Antes, recomendações que você pode seguir antes de fazer qualquer uma das duas receitas:

*Primeiro coloque o feijão de molho com 2 rodelas de laranja por mais ou menos 3 horas. A laranja diminui um pouco dos gases que o feijão pode causar em algumas pessoas.
*Quando for cozinhar o feijão escorra desse molho e descarte a água e as laranjas.
*Se não gostar de beterrabas pode substituir por cenouras.
*E se não gosta de coentro substitua por salsa.
*Se depois da primeira parte do cozimento o caldo estiver com uma espuma branca retire antes de continuar com a receita. Essa espuma aumenta a sensação de gases.


*O peito de frango que usei na segunda receita é o filé tipo sassami, mas você pode comprar o filé de peito normal e cortá-lo em tiras.
*Depois de pronto pode passar no liquidificador e penerar para servir como caldinho de feijão.
*Pode congelar.
Feijão preto e beterrabas

2 xícaras de feijão preto deixado de molho por 3h
1/2 beterraba grande picada
1/2 linguiça calabresa picada
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho, sal e pimenta a gosto
1 xícara de coentro picado
Azeite

Coloque o feijão para cozinhar com uma pitada de sal e pimenta. Depois que a panela de pressão começar a fazer barulho conte 20 minutos. Enquanto isso, doure a linguiça em azeite. Coloque a cebola e alho e deixe dourar bem. Coloque a beterraba mexa mais um pouco, tempere com pimenta e sal e desligue o fogo. Passados os primeiros 20 minutos retire a pressão e ligue novamente o fogo da beterraba. Pegue uma concha do caldo do feijão e coloque na beterraba. Deixe levantar fervura e coloque tudo no feijão. Tampe novamente a panela de pressão e quando começar a fazer barulho de novo deixe por mais 15 minutos. Passado esse tempo, retire da pressão e deixe fervendo sem tampa até que o caldo reduza um pouco e engrosse naturalmente. Sirva com o coentro por cima.

Feijão preto com Bacon, Frango e alho dourado


2 xícaras de feijão preto deixado de molho por 3h
300g de filé de peito de frango temperado com pimenta e uma pitada de sal
1/2 xícara de bacon picado e com pouca gordura
1 cebola picada
4 dentes de alho cortado em fatias finas


 Em uma panela de pressão cozinhe o feijão até ficar macio. Em uma frigideira doure o bacon com a linguiça. Coloque a ceboal e deixe dourar também. Coloque uma concha de feijão com caldo nessa frigideira e deixe levantar fervura. Acrescente essa mistura ao feijão e deixe fervendo até o caldo engrossar. Enquanto o feijão ferve doure os filés de frango. Acrescente o alho e mais um pouco de azeite. Quando o alho começar a dourar retire do fogo. Sirva o feijão com o frango dourado com alho por cima.


Comentários

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!