Frango assado delicioso

Vou pagar logo a real. Você vai ter dois trabalhos nessa receita: cortar o frango inteiro em pedaços e cortar as verduras. Coloca tudo na travessa e pronto. Vai ficar um bom tempo no forno, mas a espera vale a pena. Difícil mesmo é fazer um caldo com as sobras do frango. Recomendo que você faça, porque além de não desperdiçar comida, você vai usar pra fazer risotos maravilhosos.

*Você vai separar os seguintes pedaços: Coxas, sobrecoxas, asas e peito. Corte o peito em quatro pedaços e retire o osso e cartilagem central. Limpe bem e retire todo o excesso de gordura. Deixe a pele. O restante(carcaça) vai para o caldo.
*Com a carcaça você pode fazer um caldo de frango. Corte em pedaços grandes uma cebola, uma cenoura e dois talos de salsão. Em uma panela grande coloque azeite e doure as verduras com as sobras do frango(carcaça). Coloque uma taça de vinho branco, grãos de pimenta e as ervas que desejar amarradas com barbante. Cubra com água e deixe ferver até que os legumes estejam cozidos. Desligue o fogo, retire as ervas e deixe esfriar. Leve à geladeira coberto com plástico filme ou papel alumínio. No dia seguinte, a gordura estará separada. Retire esse excesso, as verduras e carcaças e descarte. O caldo você pode congelar em cubinhos e usar sempre que desejar.

Frango assado ao Limão


Pedaços de frango
suco de 1/2 limão
1 limão siciliano cortado em quatro(pode ser do comum também)
1 cebola roxa cortada em quatro
2 batatas grandes cortadas em quatro com casca
1 xícara de tomate cereja
1 cabeça de alho sem casca
Sal e pimenta a gosto
1 taça de vinho branco seco
Azeite


Tempere o frango com suco de limão, sal e pimenta. Em uma travessa que vá ao forno coloque azeite a gosto no fundo. Acomode os pedaços de frango, cebola e alho. Regue com o vinho branco e leve ao forno já aquecido coberto com papel alumínio por 30 minutos. 

Retire o papel e regue o frango com o caldo que se formou. Coloque as batatas por cima e coloque de volta no forno. Deixe por mais 30 minutos. 


Retire e coloque os tomates. Mais 15 minutos e pronto. Sirva com legumes e verduras de sua preferência. Na foto é repolho branco refogado com alho, pimenta e ervilhas frescas congeladas.
 

Comentários

  1. Vou te star agora para o jantar

    ResponderExcluir
  2. Vc nao aceita comentarios?

    ResponderExcluir
  3. Olá Vilma,

    Me desculpe pela demora (muito grande!) em aceitar seu comentário. Passei um bom tempo distanciada do blog e por isso demorei.
    Continue nos visitando que agora teremos postagens mais constantes!
    Se tiver alguma sugestão é só falar! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

E aí, gostou? Me conta!