Bolo de Laranja,Coco e Framboesa

Sabe aquele dia que você só quer ficar embaixo das cobertas, bebendo alguma coisa quentinha? Pois é, aqui em Brasília tem sido assim desde sexta passada. O inverno chegou pra ficar e junto com a secura só vai embora quando as primeiras flores começarem a aparecer nos ipês da cidade.
Nessa minha última viagem eu adquiri um dos meus sonhos de consumo! Para muita gente não quer dizer nada, mas quem ama cozinha vai entender do que estou falando! A minha batedeira Kitchen Aid é linda e estou totalmente apaixonada por ela. Já fiz bastante bolo e até pão! O bolo de hoje foi um dos melhores até agora.
Eu abri a geladeira ontem e vi um monte de coisa aberta e pensei: Vou colocar tudo no bolo pra ver no que dá. E deu certo!

Antes da receita, alguns detalhes:

*O coco ralado pode ser usado, mas um dos charmes desse bolo são os pedaços grandes de coco. Pode usar o coco fresco também.
*Usei laranja pera, mas acredito que qualquer tipo funcione bem. Se quiser troca por limão o suco de meio já resolve. Se for o siciliano (aquele amarelo italiano) utilize a mesma medida da laranja. Retire as raspas antes de fazer o suco. Fica mais fácil.
*A geléia pode ser qualquer uma. Eu usei a de framboesa porque além de ser a que eu tinha no momento eu queria que tivesse um contraste de cores, mesmo que sutil.
*Se você quiser usar uma fruta no lugar da geléia vai fundo! Seja criativo!



Bolo de Laranja, Coco e Framboesa

80g de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de açúcar
3 ovos
200ml de suco de laranja
6 colheres de sopa de farinha de trigo
50g de flocos de coco
Raspas de 1 laranja
8 colheres de café de geléia de framboesa
1 colher de chá de fermento em pó

Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata bem até ficar um creme fofo e claro. Ainda batendo coloque os ovos um por um e deixe ficar bem homogêneo. Diminua a velocidade e alterne suco e farinha de trigo até misturar bem. Desligue a batedeira e misture com uma espátula o coco, as raspas e o fermento. Em uma forma untada e pouvilhada coloque metade da massa. Coloque metade da geléia espalhada e misture levemente com um garfo. Acrescente a outra metade da massa e o restante da geléia e repita o processo.



Leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que ao espetar com um palito ele saia limpo. Deixe esfriar um pouco e sirva! 


Comentários