Filé de Peixe e Purê de Ervilhas



Naquela ânsia que querer algo diferente cheguei nesse peixe. Simples, delicioso e que tem um molho forte.
Não gosta de peixe? Use frango.
Não gosta de ervilhas? Use abóbora japonesa.
Você que conhece as receitas daqui sabe muito bem que não tem regras aqui. Nada é definitivo. O certo mesmo é que quando você cozinha tudo fica melhor. Não tenha medo!
Essa receita serve 2 pessoas.


Filé de Peixe com Purê de Ervilhas e Batatas Assadas

Comece com as batatas:

2 batatas médias descascadas e cortadas em palitos grandes.
Sal a gosto
Azeite

Ligue o forno em temperatura alta (250ºC) e coloque a grade no nível mais alto possível. Isso ajudará suas batatas a dourarem com mais facilidade. Se você possui um forno elétrico basta ligar o dourador.

Coloque as batatas em uma panela com água abundante. Quando começar a ferver deixe por 10 minutos e escorra. Em uma tigela misture azeite em quantidade suficiente para apenas envolvê-las. Não precisa colocar muito. Pense que está temperando uma salada. 
Disponha em um tabuleiro ou travessa de vidro (daquelas que vão ao forno). Coloque no forno por 30 minutos ou até que fiquem douradas. Retire do forno e tempere com sal na hora de servir.

Para o Purê:

1 pacote de ervilhas frescas congeladas
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho inteiros sem casca
1 colher de sopa de manteiga
Azeite
1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Refogue a cebola e alho levemente no azeite sem deixar dourar. Coloque as ervilhas ainda congeladas e tempere com sal e pimenta. Coloque água o suficiente para cobrir (não muito) as ervilhas e deixe ferver de maneira que não perca o verde vibrante das ervilhas. Se ainda tiver água retire um pouco (reserve) para o purê não ficar muito mole. Agora você pode usar o processador ou o liquidificador. Coloque as ervilhas ainda quentes com o o queijo e manteiga e bata até ficar com consistência de purê. Se achar necessário vá acrescentando a água que reservou. Se não houve reserva coloque água em temperatura ambiente mesmo.
A consistência do seu purê quem determina é você. Aqui gostamos de mais consistente, por isso não colocamos muito líquido na hora de bater.
Retorne o purê para a mesma panela no fogo e mexa bem até ganhar calor para servir.

Para o Filé:

4 filés de tilápia
1 limão pequeno
1 cebola pequena picada
4 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sobremesa de pimenta calabresa
1 pitada de páprica doce
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Tempere os filés com sal e pimenta e doure em azeite numa frigideira antiaderente. Reserve.
Na mesma panela coloque o alho e deixe dourar. Acrescente a cebola e uma pitada de sal. Quando começar a clarear (ficar levemente transparente) coloque a pimenta calabresa e a páprica. Deixe dourar e os aromas tomarem conta da sua cozinha! Coloque 1 copo de água e deixe cozinhar até amolecer tudo. Sempre em fogo brando. Na hora de servir coloque o creme de leite e mexa bem até ganhar calor. Coloque o peixe e se achar necessário coloque mais água para o molho ficar mais fluido.

Coloque no prato primeiro o purê e o peixe por cima com o molho depois. Batatas ao lado e seja feliz! 




Comentários